O Smash the Cake chegou como uma tendência no Brasil, mas, com certeza, veio para ficar. A moda, que começou há alguns anos nos Estados Unidos, une fofura, beleza e diversão em uma única sessão, agradando até mesmo os mais tradicionais.

Apesar de estar na moda, muitas pessoas ainda não sabem como funciona, de fato, uma sessão de Smash the Cake. Com o objetivo de captar de forma única o primeiro contato dos bebês com doces – sejam eles bolos confeitados, brigadeiros, beijinhos, merengues ou qualquer outro tipo -, esse ensaio deve registrar todo o processo de exploração dos pequenos de forma bem divertida.

Para ajudar a entender melhor o funcionamento desse tipo de ensaio e evitar erros, separamos algumas dicas e um passo-a-passo de como fazer a sessão perfeita e acertar em cheio em todos os cliques.

  • Planeje e escolha a idade ideal. É recomendado que as fotos sejam feitas partir dos nove meses, que é quando o bebê consegue sentar e engatinhar. Caso você opte por não dar doces ao pequeno até os dois anos, troque o bolo por frutas ou espere até que ele seja um pouquinho maior. O importante é que você e o bebê estejam preparados para a sessão. Uma boa dica é conversar com o pediatra e pedir a opinião dele.
  • Escolha o profissional. A escolha do fotógrafo é uma das etapas mais importantes em um ensaio fotográfico, qualquer que seja ele. Isso porque, quando se trata de crianças, é fundamental optar por um profissional que seja especializado e tenha paciência para deixar os pequenos sempre muito à vontade.
  • Defina o local. Com a idade, o profissional e a data definidos, é hora de escolher o local. Converse com o especialista para que possam chegar juntos à uma decisão. Você pode optar por uma sessão em casa, no parque ou no estúdio. É importante, ainda, levar em consideração o tempo, a distância e, claro, a praticidade para limpar o bebê depois. Se você optar por um ambiente externo, tenha sempre um plano B – se não for possível remarcar, mude para outro local. Você precisará apenas levar e montar o cenário em um outro ambiente, mas não perderá a sessão mágica.
  • Marque o horário das fotos de acordo com a rotina de seu filho. Cada bebê tem sua rotina, por isso é importante segui-la para que a criança não fique irritada.
  • Escolha o tema. Todo ensaio precisa ter um tema, até mesmo o Smash the Cake. É ele quem vai nortear a montagem e composição do cenário, baseando ainda a cor e elementos dos bolos, doces e, principalmente, do look. 
  • Monte o cenário e aposte em elementos coloridos. Com a ajuda do especialista, escolha alguns elementos para deixar o ensaio ainda mais fofo. Podemos usar balões de hélio, bandeirinhas, garrafinhas transparentes recheadas de jujuba, bichinhos de pelúcia, entre outros. O cenário pode ser simples, mas deve traduzir o tema escolhido.
  • Escolha o look. Em um ensaio tão divertido, a roupa deve ser o mais confortável possível. Por isso, aposte em fantasias, saias de tutu, fraldas, maiôs, bodies, biquinis, sunguinhas, rompers, entre outros itens que deixem o pequeno confortável. Ah, é importante que o look converse bem com o tema, para que faça parte da composição do cenário e deixe a foto ainda mais bonita.
  • Escolha o bolo. Gostoso, bonito, macio e cheio de confeitos, o bolo precisa unir esses elementos e, ainda, estar de acordo com o cenário. Por isso, opte por um fornecedor de confiança e que utilize ingredientes de qualidade. Lembre-se de que nessa idade as crianças ainda estão desenvolvendo o seu paladar e, por isso, precisam consumir itens de qualidade.

Com tudo super bem definido, é hora de aproveitar!

Neste artigo, você descobriu Passo-a-passo como não errar na hora de fazer o seu Smash the Cake. Agora, é só se inspirar, montar um cenário colorido e começar a clicar!

Quer ter um ensaio pra lá de animado e inesquecível? Então solicite aqui um orçamento e guarde para sempre essa fase do seu pequeno(a)!

Veja abaixo outras dicas interessantes e que podem ajudar você!

Smash the Cake: fazer ou não fazer?
Escolhendo o local ideal para esmagar o bolo
Meu filho não come bolo: como fazer uma sessão de Smash the Cake?
Smash the cake: entre você também nessa brincadeira
O que é Smash the Cake?
Como é feito o ensaio Smash the Cake com bebês?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários logo abaixo que entramos em contato com você!

E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

Obrigada por ler até aqui!

Acompanhe o blog! Ou siga-me nas redes sociais: Facebook | Instagram.
Sempre trazemos novidades, making of e as melhores dicas para você!