Você sabe o que é Smash the Cake? Trata-se de um ensaio fotográfico no qual a criança pode esmagar um bolo. 

A tendência do Smash the Cake começou nos Estados Unidos e essa brincadeira deliciosa tem encantado mamães por todo o mundo.

A grande proposta desse tipo de foto é registrar o momento em que seu filho (a) experimenta o doce pela primeira vez. Por isso, é comum ter muitos sorrisos, palmas, diversão e até caretas.

Essas fotografias ficam ótimas para decorar a festa de aniversário, dar como lembrancinha, colocar em convites, ou simplesmente montar um álbum maravilhoso. 

Achou interessante? Então descubra agora tudo sobre esse ensaio para decidir se quer fazer ou não um Smash the Cake.

O que é Smash the Cake?

O Smash the Cake é um ensaio realizado em um cenário pequeno, próprio para a criança aproveitar. Nele, ela pode fazer o que o nome sugere e, literalmente, amassar o bolo. Além de comer, lamber os dedinhos e se divertir muito!

Tudo indica que a inspiração para o Smash the Cake surgiu de uma tradição mexicana na qual o aniversariante morde o bolo inteiro antes de cortar e distribuir para os convidados da festa.

O ideal é ter uma decoração com cores vibrantes, o bebê vestido com uma roupinha especial e o item principal do ensaio: o bolo. 

Assim, o fotógrafo consegue capturar as primeiras impressões do contato da criança com o sabor doce, que são sempre inusitadas e espontâneas.

Com certeza, esse momento rende fotografias muito criativas. Por isso, esse estilo fotográfico é um dos mais procurados pelas mamães e pelos papais, tanto no Brasil quanto em diversas partes do planeta.  

Por isso, para que tudo saia de acordo com suas expectativas, é importante prestar atenção a certos detalhes. Acompanhe mais dicas de como ter uma sessão de fotos Smash the Cake incrível!

Quando fazer o Smash the Cake?

Se você gostou desse estilo, talvez se pergunte a partir de qual idade é possível fazer o Smash the Cake, certo?

Em geral, o ensaio é feito entre o 1º a 3º ano da criança, mas também pode ser feito a partir do 6º mês. 

Quando esse ensaio é utilizado para decorar festas de aniversário, é comum escolher uma paleta de cores e seguir tanto na sessão quanto na própria festinha. Dessa forma, tudo fica mais harmônico e as fotos podem ser utilizadas nos convites e/ou oferecidas como lembrancinhas também. 

A ideia, portanto, é que o cenário, os elementos, a decoração e até a roupa da criança ficam em sincronia perfeita.

Para chegar a esse resultado é possível usar bexigas, chapeuzinhos, fantasias, bandeirinhas e diversos outros objetos que tornem as fotos ainda mais bonitas. 

Outra possibilidade incrível é fazer um banner com a sua foto preferida do ensaio Smash the Cake para decorar o painel do aniversário. Já imaginou que lindo e impactante ficaria?

Se você já tem um tema em mente, como um Smash the Cake Minnie Rosa, combine com seu fotógrafo para que a sessão de fotos possa seguir a mesma linha e ficar maravilhosa!

Qual bolo usar no Smash the Cake?

Uma curiosidade comum antes de preparar o ensaio Smash the Cake é definir qual tipo de bolo utilizar, além do melhor formato e recheio. 

Além disso, quando a criança ainda é muito novinha, é fundamental ter atenção redobrada aos detalhes ou itens pequenos de decoração que podem ser usados no bolo.

Dessa forma, muitas mamães e papais ficam em dúvida no momento de escolher esse doce. As dicas abaixo lhe ajudarão a tomar a melhor decisão!

Cor do bolo

O bolo é o segundo destaque do ensaio, já que seu bebê é a grande estrela. Sendo assim, esse item também precisa ser selecionado com carinho.

Nossa sugestão é que dê preferência a cores vibrantes e que conversem com a decoração. Quanto mais colorido, mais atenção o bolo vai chamar do seu pequenino.

Tipo de bolo

Esse doce pode ser confeitado com chantilly, o que rende fotos muito graciosas do bebê sempre se lambuzando.

Já as mamães que evitam que seus filhos (as) consumam alimentos com muito açúcar, podem fazer também um bolo mais saudável ou utilizar gelatinas, caldas e frutas. Você verá mais detalhes sobre essa opção ainda neste artigo!

Ingredientes

Cada criança tem suas restrições e hábitos alimentares que os papais já conhecem. Por isso, é importante utilizar apenas ingredientes que o bebê pode consumir e que estão liberados na sua dieta.

Se seu filho (a) tiver por volta de 6 meses e você estiver com dúvidas, vale consultar o pediatra antes do ensaio. Assim, tanto o fotógrafo quanto os pais podem oferecer essa brincadeira sem medo de qualquer reação alérgica, por exemplo.

Encomenda

Ainda pensando na total segurança do bebê, é importante optar por um fornecedor que os papais já confiem. Dessa forma, não terá o risco de o bolo conter algum ingrediente que a criança não possa consumir.

Caso não seja possível ou não conheça ninguém, avalie os comentários nas redes sociais do local onde pretende encomendar o bolo. Confira também o trabalho dos fabricantes e analise as opiniões dos clientes da confeitaria escolhida.

Os pais também podem, por que não, apostarem nos bolos caseiros e ter uma participação ainda mais ativa resultado das fotos. 

Formato

O formato do bolo pode ser conforme o gosto e preferência dos papais. Nesse ponto, o mais importante é que a decoração do doce esteja de acordo com o cenário e as roupinhas da criança.

Confira diversas inspirações, fotos de ensaios de outros bebês e pense nas cores que ficariam mais bonitas para cada formato.

São esses detalhes e cuidados na hora de escolher o bolo para o Smash the Cake que deixam o ensaio único. Assim, é fácil conseguir cliques incríveis que valem a pena guardar para toda a vida.

Qual tamanho do bolo para Smash the Cake?

Ao pensar no bolo para essa sessão fotográfica, é importante ter em mente que ele deve chamar atenção do pequenino. Então, o foco da criança precisa estar nesse doce, por esse motivo ele não deve ser muito pequeno.

Além disso, se for de um tamanho muito reduzido, pode ser que sejam utilizadas decorações e confeitos pequenos com os quais a criança possa engasgar. Por todos esses motivos é que não se deve escolher um tamanho pequeno demais.

Assim, para acertar na dimensão desse doce, é preciso estar atento se o bebê é muito pequeno ou se já está maiorzinho. Então a dica é também escolher o bolo de acordo com a proporção da criança, para que ela consiga aproveitar o momento.

O recomendado no tamanho de bolo para Smash de Cake é entre 8 a 12 cm de altura e 15 cm de diâmetro.

Com o bolo pronto, é o momento de deixar seu filho (a) livre para brincar o máximo possível e ter um ensaio muito alegre. Afinal, essa diversão é que rende fotos lindas, alegres e muito fofas.

Cenários, decoração e acessórios para o Smash the Cake!

Para deixar o cenário ainda mais aconchegante para seu pequeno (a), use muitos acessórios infantis. Assim, para tirar todo o proveito nessa hora, defina um tema central para que todos os elementos combinem entre si.

As bexigas coloridas e uma toalha de chão para a criança sentar também são muito utilizadas para compor o ambiente.

Outros itens interessantes são: garrafinhas transparentes com doces, bichinhos de pelúcia, balões de hélio etc.

Você ainda pode usar um quadro negro com as datas importantes do bebê, além de lousas com desenhos, nome e a idade do seu filho (a). Com certeza, esse detalhe ficará uma graça no ensaio!

Que roupa usar no Smash the Cake?

O princípio básico para escolher uma roupinha para o ensaio Smash the Cake é o conforto. Por isso, a criança deve estar bem à vontade para conseguir interagir com o cenário e brincar com o bolo.

Assim, a roupa deve ser bonita, mas prezar pela liberdade de movimentos que deixarão as fotos mais especiais e espontâneas. 

Aqui, vale também investir em fantasias, adereços e acessórios que estejam de acordo com o tema do ensaio.

Lembre-se também que esse look ficará todo coberto de bolo, recheio e cobertura. Por isso, saiba que seu filho (a) estará todo lambuzado no final da sessão de fotos. 

Ou seja, é fundamental levar uma roupinha de reserva para a criança trocar depois do ensaio, caso esse não seja feito em casa.

Confira ainda a previsão do tempo e estação do ano para o ensaio. Afinal, colocar o bebê apenas com uma bermudinha durante o inverno não é uma boa ideia. Vale ainda conversar com seu fotógrafo e pedir dicas do que pode ser usado para o ensaio Smash the Cake.

Onde fazer o Smash the Cake?

Pensando em toda a bagunça que seu pequeno fará durante o Smash the Cake, o local ideal para esmagar o bolo é um ambiente fora da sua casa, ou ainda ao ar livre.

No entanto, é normal algumas famílias preferirem fazer a sessão de fotos onde moram, seja no jardim, quintal, salão do prédio ou no próprio quarto do bebê. 

Caso faça o ensaio no seu lar, tenha em mente que o espaço vai ficar bem desorganizado, então já separe seus produtos de limpeza para a faxina!

Outra opção de local para fazer o ensaio é em um estúdio fotográfico de qualidade. Esse espaço oferece a iluminação adequada e um ambiente ideal para que a criança consiga interagir e brincar com o bolo.

Assim, tudo dependerá do gosto e do objetivo dos papais. Nessa hora, o mais importante é conversar com o fotógrafo para combinar esses detalhes, sempre se lembrando da temperatura, espaço disponível e locomoção da família.

Quanto custa um ensaio Smash the Cake?

Para entender o valor de esse ensaio é preciso saber o que está envolvido e como é feito o ensaio Smash the Cake

Já que não há uma superprodução, normalmente, a sessão de fotos dura entre 1 e 2 horas. Os minutos iniciais são para que o pequenino possa conhecer o cenário, o ambiente e também o fotógrafo. Isso faz com que a criança fique mais relaxada nesse local que não está acostumada.

Após isso, o profissional realiza as fotos com a mamãe e o papai, ainda sem a criança estar lambuzada. Então o fotógrafo libera para começar a interação e a brincadeira com o bolo, que dura cerca de 20 minutos.

Por isso, o valor médio do ensaio é R$ 450, podendo variar de acordo com a região e a experiência do fotógrafo. 

Considerando isso, o ideal é que tire suas dúvidas e solicite seu orçamento para o ensaio Smash the Cake para ter certeza dos valores.

Dicas para os pais durante o Smash the Cake

Caso decida fazer as fotos em um parque, é sempre bom vestir a criança com uma roupa leve. Muitos bebês não usam a camisetinha nesse ensaio.

Além disso, tenha também lenços umedecidos para higienizar seu pequeno no final do ensaio, além da roupinha reserva que você já está levando.

Outra dica essencial para os papais que estão fazendo o ensaio pela primeira vez é não criar grandes expectativas.

As fotos serão naturais, com a criança esmagando o bolo, mas talvez seu filho (a) não goste da textura do doce ou não brinque com a cobertura por estranhar um pouco sua consistência. No entanto, isso não vai impedir que as fotos fiquem lindas! 

Por isso, esteja com a mente aberta para fotos realmente espontâneas com caretas e risadinhas.   

O que NÃO fazer num Smash the Cake?

Com essas dicas, ficou muito mais simples saber como preparar um ensaio Smash the Cake lindo, certo? Então para acertar em cheio a cada detalhe, veja também o que você não deve fazer nessas fotos.

Fuja do bolo de chocolate

Esse sabor de bolo é muito gostoso e é comum que as crianças adorem experimentar. Já para as fotos, a estética do chocolate pode lembrar terra, sujeira ou até mesmo fezes! Por isso, procure outras coberturas.

O cenário não é o destaque

O protagonista do ensaio é o seu filho (a), por isso o cenário é secundário. Então prefira usar poucos elementos para que o foco da criança esteja totalmente em esmagar o bolo.

Evite bandeirinhas com o nome das crianças

Caso você use bandeirinhas, prefira as que não tenham o nome da criança. Ainda que pareçam uma boa ideia, no momento do ensaio as letras podem ficar estranhas e soltas. Isso atrapalha a composição da fotografia.

Se a criança não gostar do bolo, NÃO INSISTA

Você se lembra de que o ideal é não criar muitas expectativas, já que o Smash the Cake registra a reação espontânea do bebê? Por isso, se a criança não gostar de bolo, não force o momento.

As fotos com caretas fofas também renderão muitos sorrisos ao rever o álbum. O mais importante é a descoberta!

Bolo ou frutinhas? Alternativa para o Smash the Cake

Retomando a ideia das mamães e papais que preferem uma opção mais saudável, também é possível adaptar a brincadeira. Assim, você não terá que oferecer açúcar para o seu filho (a), como é comum em um bolo confeitado.

Para isso, surgiu a alternativa do Smash the Fruit. Ou seja, o doce açucarado é substituído por uma ou mais frutas. Assim, mesmo nos casos em que seu filho (a) não come bolo, ele pode consumir as frutas sem nenhuma restrição.

Isso é ainda mais importante para os bebês que têm intolerância a lactose, por exemplo. Nesse caso, eles também podem ter fotos lindas e participar da brincadeira como toda criança.

Mesmo nessa adaptação há um momento de experimentação quando ela toca nas frutas, prova o sabor e descobre as diferentes texturas pela primeira vez. 

A experiência é tão divertida quanto com o bolo, além de não oferecer calorias vazias para a dieta da criança.

Agora você já sabe tudo sobre essa brincadeira de esmagar comidas deliciosas e ter fotos lindas! Por isso, que tal marcar o ensaio Smash the Cake do seu pequeno (a) hoje mesmo? 

O Estúdio Juliana Ferrari está de portas abertas para receber a sua família com todo o carinho!

Se quer marcar o seu ensaio, fazer um orçamento ou tirar suas dúvidas, entre em contato com a gente. Será uma alegria falar com você! 

Juliana Ferrari_Avatar

Sobre Juliana Ferrari

Fotógrafa, paulistana, casada e mãe de duas filhas, Juliana Ferrari ao ingressar no mundo da fotografia, optou em especializar-se no que mais ama – as crianças.

SAIBA MAIS

Subscribe Today

Subscribe to our monthly newsletter to receive all of the latest news and articles directly to your inbox.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Discussion

Leave A Comment

o que dizem
avada-taxi-testimonial-2

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.”

mãe do Gabriel – JÉSSICA DIAS