Se tem momento mais especial para uma mulher do que gerar outra vida, desconhecemos. Justamente por esse motivo, a fotografia de gestante ou ensaio gestante tem tanta importância: ele é o responsável por eternizar essa fase tão especial e incrível.

Ainda que se tenha mais de um filho, cada gravidez é única e merece ser registrada. Porém, para que tudo saia perfeito como deve ser, é preciso que a mamãe tome alguns cuidados.

Sabia que é importante descansar um dia antes das fotos para evitar inchaço corporal? Que há um período da gravidez mais indicado para fazer as fotos?

Pois então, são detalhes que, muitas vezes, a emoção e a ansiedade do momento faz com que sejam deixados de lado.

Para garantir que você tenha um book gestante incrível, trouxemos várias dicas que farão toda a diferença no resultado do seu ensaio.

[Salto]

Fotografia de gestante – o que é e como funciona o ensaio?

A fotografia de gestante ou o ensaio gestante é um conjunto de fotos profissionais feitas para registrar uma gestação.

As fotografias tiradas para um book gestante ajudam a eternizar um dos momentos mais importantes de uma mulher: a geração de outra vida.

A chegada de um bebê é uma dádiva esperada com ansiedade, alegria e emoção por papais, mamães, familiares e amigos.

Durante os nove meses em que ele está sendo gerado, os pais têm diversas tarefas, tais como, montar o enxoval e o quartinho, escolher o nome etc.

Nessa lista de compromissos, incluir um ensaio gestante é mais uma prova de amor e de como essa criança foi desejada e está sendo aguardada com carinho.

Um book gestante funciona, basicamente, desta forma:

1. você escolhe um fotógrafo ou fotógrafa de confiança;

2. define com o profissional a quantidade de fotos que serão feitas;

3. escolhe o local do ensaio gestante;

4. acerta dia e horário para os cliques;

5. define o figurino, cabelo e maquiagem;

6. escolhe as roupas do papai e dos irmãozinhos, se tiver;

7. faz as fotos. Pronto!

Bem simples, não acha? No entanto, há alguns segredinhos entre uma etapa e outra que podem influenciar bastante no resultado das suas fotos. Veja agora quais são e garanta um ensaio gestante incrível!

Onde fazer fotografias de gestante: em casa, estúdio ou externa?

A primeira dúvida das mamães e dos papais é onde fazer o ensaio gestante. As opções são diversas, e é importante ressaltar que não há certo ou errado nessa escolha.

No entanto, a definição do local tende a influenciar todos os detalhes que vamos citar a seguir, ou seja, o que levar, figurino, maquiagem e outros. Por isso, a escolha de onde fazer seu book gestante deve ser o primeiro tópico da sua lista.

Fotos ao ar livre remetem à natureza, à vida e toda a sua criação, tal qual o momento que a mulher está vivendo. Talvez por esse motivo acaba sendo o cenário preferido das gestantes.

Nesse caso, jardins, praias, parques, entre outros, podem resultar em fotos incríveis. No entanto, é preciso considerar fatores como estação do ano, clima local e até dias chuvosos ou não, entre outros.

Também por esse motivo, fazer a fotografia da gestante em um estúdio não deve ser descartado. E pode ficar tranquila quanto a isso, pois os fotógrafos(as) tem expertise para criar cenários impressionantes que dão resultados fantásticos.

Há ainda uma terceira opção que vem sendo bastante utilizada: fazer as fotos na própria casa da gestante, em um estilo mais livre. Também chamado de fotografia lifestyle.

Essa é uma boa escolha para mamães que preferem evitar viagens para fazer fotos em áreas externas, ou mesmo o deslocamento até o estúdio. Ou, simplesmente, para as que desejam fazer o registro desse momento tão especial no ambiente que vai receber o bebê.

Se essa for a sua opção, lembre-se apenas de deixar tudo pronto um dia antes do ensaio fotográfico. Isso otimiza o tempo e evita preocupações desnecessárias.

Aqui, a ajuda de familiares e amigos queridos pode ser essencial, contribuindo para que você apenas curta esse dia tão especial.

E para garantir que esse momento seja ainda mais perfeito, lembre-se de descansar bastante um dia antes das fotos, procurando dormir bem e se alimentar corretamente.

Caso precise viajar para as fotos, procure fazer esse deslocamento um dia antes do ensaio. Isso evita correria e contratempos, e ainda dá tempo para que você consiga descansar.

O que levar para o ensaio fotográfico?

Ainda que esteja trabalhando com um fotógrafo profissional, existem alguns detalhes que vão ajudar a compor o cenário que cabem a você providenciar e levar. Por exemplo, peças do enxoval do seu bebê.

Sapatinhos, bichinhos de pelúcia que já estão esperando por ele, a roupinha que será usada na saída da maternidade, letras que formam o nome etc.

A ideia é que a mamãe interaja com esses objetos durante o ensaio gestante, fazendo com que as fotos fiquem ainda mais intimistas e personalizadas.

E quando rever as fotografias mais adiante, terá registrado cada detalhe que foi escolhido com muito carinho para a chegada do seu pequeno (a).

O que vestir e usar no ensaio gestante?

As roupas para o ensaio durante a gravidez é um dos requisitos mais importantes na composição das fotos e faz toda a diferença. As poses, a iluminação, a composição… enfim, tudo é pensado a partir delas para que suas fotos tenham sentido e harmonia.

No dia do seu book gestante você é a grande estrela e, como tal, merece um figurino à altura.

Nossa primeira dica quanto a isso é utilizar lingerie cor da pele no dia das fotos. Ainda que haja a possibilidade de utilizar photoshop, a ideia é alterar o mínimo possível as imagens.

Por esse motivo, usar as roupas íntimas certas vai garantir que elas não apareçam nas fotos, o que pode comprometer o visual.

Além disso, é bem importante, na data anterior, evitar usar peças que marquem o corpo. Por essa razão, priorize roupas mais largas um dia antes do ensaio gestante.

Quanto aos trajes que usará para as fotos, vale lembrar que esse registro será eterno. Por esse motivo, o mais indicado é vestir modelos atemporais, ou seja, aqueles que não são marcados por um modismo passageiro.

A maioria dos estúdios profissionais de fotografia contam com figurinos próprios para compor os ensaios fotográficos. No entanto, é bastante interessante que a gestante leve algumas peças que goste e que a deixe confortável. Nossa sugestão é que você leve de 2 a 3 trocas de roupas.

Aqui, vai uma dica extra: considere a paleta de cores do seu ensaio na hora de escolher as roupas — sobre isso, você pode conversar com seu fotógrafo(a). Ornar as cores das peças com o cenário deixa tudo muito mais harmonioso.

Mas no caso de dúvidas, as cores neutras (branco, preto, cinza, nude etc) e os tons pastéis sempre são uma boa escolha.

A nudez também é uma opção para a gestante que curte a proposta de um ensaio conceitual e artístico, onde luz e sombra vestem o corpo de forma elegante e discreta, criando retratos impressionantes.

Como devem ser a maquiagem, o cabelo e as unhas para um ensaio fotográfico de gestante?

E para deixar seu figurino completo é essencial pensar também na maquiagem, no cabelo e nas unhas para esse grande dia.

O primeiro ponto a considerar aqui é que você fique confortável. Por isso, a maquiagem não deve fugir muito do estilo que já está acostumada a usar. A ideia é que se sinta ainda mais bonita e, principalmente, à vontade com o seu visual.

Além disso, muitos fotógrafos(as) pedem para que as mamães não cheguem maquiadas ao ensaio gestante. Isso porque a luz utilizada para as fotos é especial e, para garantir um resultado perfeito, sugerem que sejam maquiadas por um profissional da sua equipe.

Quanto ao cabelo, vale o mesmo princípio da maquiagem: preservar o seu estilo pessoal e o conforto. Afinal, se algo estiver lhe incomodando, pode comprometer seu desempenho durante as fotos.

Assim, nossa dica é que prepare seu cabelo como costuma usar, ou seja, lavando e escovando, ou lavando e cacheando.

Acessórios são extremamente bem-vindos, pois, ainda que não faça nenhum penteado, darão um toque especial aos seus cabelos.

Já sobre as unhas, devem estar feitas e pintadas com uma cor que combine com as roupas que serão utilizadas — lembre-se que as poses mais tradicionais das gestantes quase sempre têm uma mãozinha na barriga.

Então nada de exagerar! Cores fortes, neons ou unhas extravagantes podem não ficar legal nas fotos. Prefira usar tons mais claros, neutros e meigos, como nude ou renda. Estilo “francesinhas” também são bem vindas.

Mas para garantir um close perfeito desse detalhe é importante que a unha esteja bem-feita!

Qual melhor época para fazer o book gestante?

Um dos principais objetivos de um book gestante é registrar a gestação e quanto a mamãe ficou ainda mais perfeita enquanto esperava seu bebê.

Para conseguir isso, sabia que existe uma época certa da gravidez para fazer as fotos? A ideia é garantir que a barriga esteja aparente, empinada, mas evitar os períodos nos quais a mulher tende a ficar mais inchada e desconfortável.

Por todos esses motivos, o indicado é fazer o ensaio gestante entre a 28ª e a 32ª semana (7º ou 8º mês de gestação).

Está tendo a graça de gerar gêmeos? Então a nossa sugestão é fazer seu book gestante entre a 27ª e a 31ª semana.

Vale lembrar que a questão do inchaço também depende de cada corpo, há mulheres que, simplesmente, não têm esse problema. Além disso, é preciso considerar o possível clima no dia das fotos.

Por exemplo, no verão é comum as pessoas incharem mais, logo, as grávidas têm mais propensão.

Além disso, o horário escolhido para o ensaio também pode influenciar nessa questão. Nesse caso, início da manhã ou final de tarde, quando a temperatura está mais amena, contribuem para fotos com luzes incríveis e menos desconforto físico.

O pai e os irmãos podem participar da sessão de fotos? Cachorros e gatos também?

Ainda que a gestante, e sua maravilhosa barriga, sejam o foco do ensaio, as fotos não estarão completa sem os demais membros da família, concorda?

Seja fotos da gravidez com o marido ou fotos da gestação com os filhos mais velhos, o importante é o registro!

Por isso, a presença do papai e do irmãozinho(a), caso tenha, deixará as fotos ainda mais completas.

Mas a participação do marido e do seu filho(a) pedem dois cuidados. O primeiro é o visual, que deve complementar o seu, mas nunca sobressair ou se destacar.

Para isso, as roupas escolhidas para que eles usem no ensaio gestante devem ter cores neutras, e as peças devem ir ao encontro do que eles estão acostumados a usar, para garantir a naturalidade e a espontaneidade.

Se seu filho(a) for pequeno, é importante respeitar seus horários de alimentação e de sono, a fim de evitar que fique irritado ou cansado muito rápido. É essencial também que ele se sinta parte desse processo e que se divirta no dia.

E se você tem um pet que vale como um filho(a), coloque-o nas fotos também! Afinal, os animais de estimação, há muito tempo, fazem parte das famílias e são tão importantes quanto as demais pessoas. Assim, nada mais justo que eles participem desse momento também, concorda?

Quanto custa, em média, um ensaio fotográfico para gestante?

Agora que você sabe todos esses detalhes, certamente deve estar se perguntando: “mas quanto custo um ensaio fotográfico para gestante?”. Acertamos?

Obviamente que o preço é algo que pesa bastante na decisão de fazer, ou não, seu book gestante. No entanto, não deixe de considerar que esse é o registro de um momento único, mágico e especial.

Como dissemos no início deste texto, ainda que tenha outros filhos, cada gestação é diferente e traz uma gama de emoções singulares.

Mas como sabemos que esperar uma criança gera diversos gastos para a família, vamos lhe dar uma ideia de preço de um ensaio gestante. Assim, você pode programar melhor o orçamento familiar e, quem sabe, realizar este grande sonho!

Os custos vão depender da quantidade de fotos, bem como do local escolhido para o ensaio. De modo geral, o valor de um book gestante é a partir de R$ 200 (média para 10 fotos em ambiente interno).

Locações externas podem incidir valores com viagem, ou mesmo aluguel do espaço ou entrada de parques, por exemplo.

Considerando todas essas questões, um book gestante pode chegar à R$ 850, aproximadamente.

Somado a isso, você deve colocar no seu orçamento a aquisição do álbum impresso (fotolivro), caso queira.

Isso porque, geralmente, as fotos são entregues em meio digital e, se quiser também em meio físico, o valor costuma ser cobrado à parte do ensaio.

Como fazer um ensaio gestante caseiro?

Não quer abrir mão de fazer suas fotos, mas precisa reduzir um pouco os gastos? Sem problemas! Lembra que falamos que você pode fazer seu book gestante na sua própria casa?

Com isso, você ameniza os custos referentes à locação do estúdio, viagens etc, e ainda garante fotografias absolutamente exclusivas.

No entanto, nada de se arriscar com fotos feitas pelo celular, hein! Somente um fotógrafo(a) profissional tem as técnicas para buscar os melhores ângulos e luzes e, assim, garantir registros perfeitos.

Mas para tudo isso é importante que você escolha o profissional certo, tanto para fotos em casa quanto em estúdio.

A maneira mais indicada de conseguir isso é:

1. buscando indicações com amigas e familiares que já fizeram um ensaio gestante;

2. pesquisar bastante na internet;

3. acessar site, redes sociais, verificar postagens, fotos, interações e comentário dos clientes;

4. dar preferência a um profissional especializado nesse tipo de fotografia; e

5. marcar uma conversa presencial para verificar o portfólio e acertar detalhes.

O Estúdio Juliana Ferrari Fotos e Filmes pode lhe ajudar nesses pontos, e em muitos outros!

São mais de 5 anos de experiência eternizando momentos importantes da vida de centenas de pessoas.

Neste artigo, mostrei a você tudo o que precisa saber, e um pouco mais, sobre fotografia de gestanteQuer ter um ensaio pra lá de inesquecível? Então solicite aqui um orçamento e guarde para sempre uma das fases mais importantes da sua vida!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários logo abaixo que entramos em contato com você!

E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

Obrigada por ler até aqui!

Acompanhe o blog! Ou siga-me nas redes sociais: Facebook | Instagram.
Sempre trago novidades, making of, seleção de fotos e as melhores dicas sobre fotografia de gestante para você!

Juliana Ferrari_Avatar

Sobre Juliana Ferrari

Fotógrafa, paulistana, casada e mãe de duas filhas, Juliana Ferrari ao ingressar no mundo da fotografia, optou em especializar-se no que mais ama – as crianças.

SAIBA MAIS

Subscribe Today

Subscribe to our monthly newsletter to receive all of the latest news and articles directly to your inbox.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Discussion

Leave A Comment

o que dizem
avada-taxi-testimonial-2

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.”

mãe do Gabriel – JÉSSICA DIAS