O momento que a mamãe olha a primeira vez para o rosto do filho(a) é muito emocionante e marcante. Mas a partir daí, a cada dia o bebê cresce um pouco mais e muda suas feições. 

Para capturar os primeiros dias para sempre, a melhor alternativa é fazer um ensaio Newborn que em português, significa ensaio de recém-nascido. A intenção é justamente registrar o início da vida do bebê, seus primeiros dias.

Mas como fazer isso com uma criaturinha tão pequena? Não tenha receio! Tudo é feito com o máximo cuidado para garantir o conforto e a saúde do seu bebê.

Descubra agora tudo sobre esse lindo estilo fotográfico e veja o que é preciso para ter fotos perfeitas dessa fase da vida do seu filho(a).

O que é um ensaio Newborn?

Você já viu aquelas fotos de bebês dormindo, em diversas poses e com um cenário gracioso? Esse é o ensaio Newborn, estilo criado pelas americanas Tracy Raver e Kelley Ryder.

Essa tendência surgiu para o livro Sleeping Beauties, e tinha como objetivo fotografar o recém-nascido no momento do sono. 

O ensaio encantou tanto as pessoas que outros fotógrafos adotaram esse estilo de fazer fotos com a criança sempre adormecida.

Antes do livro das americanas, era comum ver esse tipo de ensaio fotográfico feito pelos próprios pais. No entanto, o bebê normalmente estava com os olhos abertos, porque não havia as técnicas usadas para que ele dormisse, o que descaracteriza a essência desse tipo de foto.

Qual o valor de um ensaio Newborn?

Antes de marcar o seu ensaio Newborn é importante conversar com o pediatra para ter a liberação. 

Somado a isso, escolha um fotógrafo que ofereça segurança durante todo o processo e que tenha um bom portfólio e experiência nesse tipo de foto. Um dos pontos fundamentais é que o profissional saiba, entre outras coisas, manusear o bebê com cuidado. 

Note também se o fotógrafo escolhido atende a família com atenção e cuida de cada detalhe, desde o primeiro contato para obter orçamento. 

Com o aval médico e com um estúdio de fotografia de referência, seu filho (a) estará em ótimas mãos e você terá fotos incríveis.

Devido a esses processos, o investimento no álbum está na faixa de R$ 1.700, e você terá para sempre um lindo registro dos primeiros dias de vida do seu bebê. 

Com quantos dias se faz um ensaio Newborn?

Para seguir a proposta de um ensaio para recém-nascido, o ideal é fazer as fotos o quanto antes. Normalmente, o mais indicado é que o bebê tenha entre 6 e 15 dias. No entanto, pode ser feito com até 21 dias de vida e, em casos bem específicos, 30 dias.  

Esse tempo é importante para garantir uma sessão tranquila para toda a família, já que existem diversos detalhes que precisam ser ajustados depois que a mamãe e o bebê chegam da maternidade. 

Por isso, entende-se que a partir do sexto dia as rotinas e os horários da casa já estão mais estabelecidos.

Fora isso, ao nascer é comum que o bebê perca até 10% do seu peso. Assim, com o passar dos primeiros dias, ele volta a ganhar peso também.

Embora a maior parte dos papais prefira esperar mais tempo para fazer o ensaio, a regra é que quanto mais novo melhor. Isso faz a sessão ser mais breve e tranquila, porque o bebê dorme mais rapidamente e por um período maior, facilitando as poses.

O que é preciso para fazer um ensaio Newborn?

Para fazer o ensaio Newborn é preciso prestar atenção ao crescimento do bebê, pois a partir de 21 dias ele já perde as características de recém-nascido.

Por isso, depois de muitos dias do nascimento, talvez seja mais interessante esperar para fazer outros ensaios, como o Smash the Cake.

Sim, mamãe, lembre-se que os bebês crescem muito rápido!

Além disso, com o passar do tempo a criança desenvolve mais força nas perninhas e nos bracinhos. Isso faz com que ele perca o alongamento que tinha antes e que possibilita as fotografias remetendo ao período intrauterino.

O bebê também pode ter cólicas, já que o aparelho digestivo está começando a processar o leite. Fora o ar que o neném engole ao mamar e pode causar cases. Isso é natural e passageiro, sem qualquer relação com o ensaio, não se preocupe! 

Por isso, não há contraindicações em fotografar seu filho (a) depois de 21 dias, mas devido a esses motivos voltados para aparência de recém-nascido, você deve fazer a sessão o mais cedo quanto a família puder.

Considerando tudo isso, é bem interessante já deixar seu ensaio Newborn pré-agendado mesmo antes do nascimento. 

Mas se isso não for possível, já faça a escolha do profissional antes do parto, acerte todos os detalhes, e marque o dia logo que chegar da maternidade, para ter os melhores cliques dessa fase inicial.

Como funciona um ensaio Newborn?

A dinâmica do ensaio Newborn é muito simples, e ao saber como funciona você se prepara com calma. 

Ainda que esse seja um momento que possa causar ansiedade e expectativas, a regra principal é tranquilidade para a família e o bebê.

Sendo assim, é importante estar com tempo, já que a sessão Newborn é mais longa, durando algumas horas. O período total depende do sono do bebê e se ele vai acordar muitas vezes durante o ensaio.

No entanto, mantenha a rotina de mamadas do seu filho (a) sem alteração. O fotógrafo está preparado para isso e pode parar toda a sessão se for o horário do bebê mamar. 

Agora, confira o que acontece no passo a passo de um ensaio Newborn.

Funcionamento da sessão Newborn 

  • O estúdio de fotografia recepciona a família e a acomoda no espaço, já preparado para recebê-la. Então, o fotógrafo tira a roupinha que o neném veio de casa, deixando apenas com a fralda e enrolado em um cobertorzinho.
  • Nessa parte, a mamãe amamenta o bebê e faz com que ele durma novamente.
  • Com ele adormecido, o fotógrafo pega a criança com todo carinho e cuidado, posicionando no cenário das fotos. Em geral, podem ser caixinhas, baldinhos cestas, puffs etc.
  • A seguir, o profissional ajeita as poses e começa a fotografar. Os papais estão presentes e podem acompanhar toda a sessão.
  • Caso seja necessário mamar, trocar a fralda ou o bebê acordar, o fotógrafo faz uma pausa. Assim, a mamãe nina até que o neném volte a dormir.
  • Para finalizar, são feitas fotos com os pais e irmãos, que também podem ocorrer no início do ensaio, se preferirem.

Figurino

O fotógrafo também orienta a mamãe e o papai sobre o figurino para o ensaio. Além disso, a mãe pode usar seu cabelo e maquiagem mais naturais.

 Já o bebê usa mantas e touquinhas combinando, e roupinhas que combinem com o tema proposto para a sessão fotográfica.

Para o cenário são utilizados puffs, tapetes, ursinhos e outros elementos para personalizar. A família também pode levar um brinquedo do bebê para dar um toque pessoal, mas os acessórios e as roupas especiais do ensaio são oferecidas pelo estúdio geralmente.

E se o bebê for prematuro?

Já sabemos que o bebê deve fazer o ensaio Newborn o mais cedo quanto for possível. Os fotógrafos indicam entre 6 e 15 dias de nascimento como o melhor período.

Nesses dias iniciais de vida a criança está mais dorminhoca e costuma mamar melhor. Além disso, as cólicas também ainda não apareceram. Já depois dessa primeira quinzena, o sono não é como antes e isso dificulta a realização de certas poses no ensaio.

No entanto, pode surgir a dúvida caso o bebê tenha nascido antes do programado. Afinal, será que o neném prematuro pode fazer o ensaio Newborn?

Para esses casos, é importante também consultar o pediatra para ter a liberação. Assim, você vai ter certeza de que a sessão pode ser realizada com muita segurança. O indicado é que o neném tenha, pelo menos 3 kg, no dia das fotos, mesmo que seja prematuro.

Quanto tempo dura um ensaio Newborn?

A duração da sessão fotográfica de recém-nascido pode variar de acordo com o comportamento da criança. Em geral, são agendadas entre 3 e 6 horas para esse tipo de ensaio. Com esse tempo o bebê pode mamar, trocar as fraldas e voltar a dormir com mais calma.

O importante é ter uma sessão com as melhores fotografias, causando o mínimo de estresse possível para a mamãe e para o bebê.

Por isso, não se incomode caso seu filhinho(a) chore se ficar com fome ou esteja menos disposto no dia agendado. Um estúdio de fotografia profissional já está acostumado com essa rotina e entende perfeitamente o momento. Assim, escolha um especialista que tenha paciência e respeite o seu bebê. 

Também é possível remarcar o ensaio para um dia em que o bebê esteja mais calmo. Dessa forma, basta escolher a melhor data para todos.

O que mais você precisa saber antes do ensaio Newborn?

As mamães e papais devem estar bem tranquilos no dia do ensaio. Por isso, deixem a pressa e ansiedade longe de estúdio para aproveitarem bem esse dia. Afinal, os bebês são sensíveis e conseguem perceber a preocupação dos pais.

Dessa forma, mostrando segurança, seu filho(a) consegue sentir isso também e ficará mais relaxado durante a sessão fotográfica. Por isso, a dica é que não agendem qualquer outro compromisso com hora marcada para a mesma data. Apenas curtam o ensaio!

Saiba também que não é o fotógrafo que vai determinar a duração das fotos. Quem manda estúdio é o seu pequenino (a)! Sendo assim, vocês combinam uma duração média a partir da experiência com outros recém-nascidos, mas tenha em mente que isso pode variar.  

Também é comum ter um ambiente aquecido, já que a fotografia Newborn é feita com roupinhas frescas. Então é recomendado que a família use roupas menos quentes e leve um casaco que possa remover dentro do estúdio, se o tempo estiver frio.

E se o bebê tiver cólicas durante o ensaio?

Esse tipo de acontecimento também não é nenhuma surpresa para os fotógrafos. Além disso, é comum que o bebê precise trocar a fraldinha para ficar mais confortável durante as fotos.

Apesar de as mamães ficarem mais nervosas caso o bebê sinta cólicas no dia do ensaio, os profissionais sabem contornar a situação aguardando o tempo necessário para o neném estar pronto.

O estúdio é climatizado para o recém-nascido conseguir fazer fotografias tranquilamente sem algumas partes da roupinha. Tudo é pensado para que o bebê não sinta nenhum incômodo no processo de criação das fotos.

Sendo assim, se a criança sentir algum desconforto passageiro, o fotógrafo realiza uma pausa e aguarda até que o bebê durma novamente. Em todo o caso, lembre-se sempre que é possível remarcar a sessão para outro dia.

Quais alimentos as mães devem evitar para a sessão?

As mamães também devem evitar comer alimentos que possam causar cólicas e gases no bebê, pelo menos um dia antes da sessão e na data combinada. Por isso, é indicado que evitem consumir:

  • couve-flor;
  • ervilha;
  • carne vermelha;
  • iogurte integral;
  • chocolate ao leite;  
  • grão-de-bico;
  • frituras;
  • cebola;
  • isto;
  • repolho;
  • feijão;
  • batata-doce.

Dessa forma, tenha uma alimentação mais leve no dia anterior e na data marcada para o ensaio. Isso ajudará para que o bebê esteja mais bem-disposto para as fotografias e com um bom sono.

Quem pode ir à sessão de fotos do recém-nascido?

O estúdio é organizado com um espaço acolhedor e menor para receber o bebê. Por isso, o melhor é que apenas compareçam os pais, irmãos e o recém-nascido. Já os padrinhos, titios e avós podem conferir o álbum depois.

Esse detalhe ajuda a criar um local ideal para as fotos e mais silencioso, o que garantirá fotos incríveis durante a sessão.

Se quiser compartilhar a surpresa com a família antes de receber as fotografias profissionais, você também pode fazer fotos dos bastidores com o seu celular.

Outro ponto essencial é que ninguém deve estar doente na data do ensaio. Isso inclui os pais, o fotógrafo e, claro, o bebê. Caso alguém esteja com virose ou mal-estar, o ensaio deve ser remarcado para o momento em que todos estejam bem.

Isso é importante porque o profissional entra em contato com bebês novinhos constantemente. Logo, é fundamental que todos estejam saudáveis para manter protegidas essas crianças que são tão delicadas.

Então o fotógrafo deve cuidar do espaço e da própria saúde para não transmitir nenhuma doença para os recém-nascidos. Esse cuidado e respeito é o diferencial de um estúdio sério.

Onde fazer o ensaio Newborn?

Para ter a melhor experiência nesse dia, pesquise e entre em contato com um estúdio profissional preparado para receber a mamãe e o bebê. O mais importante é contar com conforto e ter confiança no fotógrafo.

Para isso, o ambiente deve ser climatizado e ter um espaço adequado para dar de mamar, além de todos os aparatos necessários para trocar a fralda e o que mais for preciso para conforto de todos.

Observe também se o estúdio oferece uma boa localização para o estacionamento. 

Com todos esses cuidados, você consegue fazer do dia do ensaio Newborn uma data inesquecível e que vale a pena manter eternizada em lindas fotografias.

Agora você já sabe que é fácil ter fotos maravilhosas do seu bebê nos primeiros dias de nascimento.

Por isso, se quiser fazer o ensaio Newborn do seu filho (a), fale com o Estúdio Juliana Ferrari. Conte conosco para registrar essa fase tão especial e inesquecível da vida do seu pequeno (a).

Juliana Ferrari_Avatar

Sobre Juliana Ferrari

Fotógrafa, paulistana, casada e mãe de duas filhas, Juliana Ferrari ao ingressar no mundo da fotografia, optou em especializar-se no que mais ama – as crianças.

SAIBA MAIS

Subscribe Today

Subscribe to our monthly newsletter to receive all of the latest news and articles directly to your inbox.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Discussion

Leave A Comment

o que dizem
avada-taxi-testimonial-2

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.”

mãe do Gabriel – JÉSSICA DIAS