Conforme o fim do ano se aproxima, uma tradição vai ganhando força: a montagem da árvore de Natal. Afinal, além de ser um dos grandes símbolos dessa época do ano, as luzes e as cores trazem alegria e diversão.

Mas, você sabia que existe um dia específico para dar o pontapé inicial nas celebrações natalinas? É, isso mesmo, existe um dia certo para montar a árvore de Natal!

De acordo com a tradição, o dia certo para montar a árvore de Natal é no quarto domingo antes do natal, que marca o início do Advento e a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2020, essa data é dia 29 de novembro.

O presépio, por sua vez, deve aguardar mais duas semanas para ser montado, já que ele marca o anúncio do nascimento.

Como montar a árvore de natal?

Tradição em muitas famílias, a árvore de Natal foi criada por São Bonifácio, ou Bonifacius, que em latim quer dizer “aquele que faz o bem”.

Para muitos, o ato de enfeitar a árvore de natal é uma analogia para a preparação para o Natal. Outros, acreditam que o ideal é que os enfeites não sejam colocados todos de uma vez, e sim aos poucos, dia após dia.

Isso porque, a árvore representa a vida e a transformação. Assim, ao montar aos poucos, você coloca diversos sentimentos nela, dentre eles a bondade, compreensão, paz e, principalmente, o amor.

De qualquer forma, é importante que, antes de iniciar a montagem, o tema e as cores da árvore sejam escolhidos em tons uniformes e que combinem entre si: bolas e adereços em vermelho e dourado – cores tradicionais do Natal, com laços e arranjos, biscoitos, bonecos de neve ou com bichos de pelúcia, bonecos de tecido, entre outros nos mesmos tons.

A combinação de laços com bolas é clássica, além de ser preferida pela maioria das pessoas que amam enfeitar a casa nessa data tão icônica e especial. Fato é que esse acessório ajuda a ornamentar e valorizar ainda mais sua árvore de Natal, seja um modelo enorme, uma versão mini ou de tamanho médio.

Com o tema definido e a árvore escolhida, seja ela pinheiro natural ou artificial, é hora de posicionar os galhos, de forma a evitar espaços vazios — uma boa dica é utilizar festão verde para preencher.

Depois, basta colocar o pisca-pisca, branco ou colorido. Ele deve ser SEMPRE o primeiro item a ser instalado para garantir uma distribuição correta das lâmpadas e ocultação dos fios. Isso dará destaque ainda maior para os enfeites.

Estes, aliás, devem ser colocados de baixo para cima. Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar a deixar a sua árvore ainda mais bonita:

  • As bolas maiores devem sempre ficar em baixo, enquanto as menores em cima;
  • Os laços, bonecos e outros enfeites devem seguir a mesma regra;
  • Observe a quantidade e a distribuição proporcional em todas as direções. Cuidado para não deixar espaços vazios;
  • Aposte em galhos e cordões soltos sobre a árvore, em ziguezague. Isso garante um charme extra;
  • Não esqueça da ponteira, que pode ser uma estrela, um laço ou um Papai Noel.

Detalhe importante, a imagem do menino Jesus, no presépio, somente deve ser colocada no dia do Natal, pois antes dessa data os fiéis ainda estão à espera do Salvador.

Quando desmontar a árvore de natal e o restante da decoração?

Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, no Dia de Reis, quando os três reis magos encontram o menino Jesus e o revelaram a todas as nações.

Essa resposta é um pouco mais mais fácil, já que quase todo mundo sabe a data correta para desmontar a árvore de Natal.

O que achou das dicas? Agora que você já sabe o dia certo para montar a árvore de Natal, que tal juntar as crianças para animar ainda mais esse momento e ainda ter tudo registrado pelas nossas lentes? Anote em sua agenda a data certa para montar a sua árvore e solicite aqui um orçamento para nossa equipe! Seu pequeno(a) vai adorar…

Veja abaixo outras dicas interessantes e que podem ajudar você!

Roupas para ensaio de Natal: dicas de looks para você arrasar!
Ensaio de Natal – a época mais esperada do ano chegou
Roupas confortáveis são grandes aliados em sessões de Smash the Cake

Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários logo abaixo que entramos em contato com você!

E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Juliana Ferrari_Avatar

Sobre Juliana Ferrari

Fotógrafa, paulistana, casada e mãe de duas filhas, Juliana Ferrari ao ingressar no mundo da fotografia, optou em especializar-se no que mais ama – as crianças.

SAIBA MAIS

Subscribe Today

Subscribe to our monthly newsletter to receive all of the latest news and articles directly to your inbox.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Discussion

Leave A Comment

o que dizem
avada-taxi-testimonial-2

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.”

mãe do Gabriel – JÉSSICA DIAS